terça-feira, 20 de março de 2012

Donde vem a Alegria?


         A alegria é o resultado da harmonia gerada pela alma do ser com o seu corpo físico. Ela corresponde a um sentimento que parte do interior do ser, de sua alma e que se manifesta em seu físico, de forma em que ela só pode ser encontrada dentro do próprio indivíduo. O mesmo ocorre aos demais sentimentos, sabendo-se que eles são relações harmoniosas ou desarmoniosas entre o intelecto e raciocínio, manifestação da alma, e o corpo. Assim a psicologia, que estuda o comportamento humano, estuda realmente o espírito do indivíduo intervindo em sua vida real, levando em conta que todos temos alma.
            A alegria já está presente em nós, só necessita ser manifestada. As coisas externas somente servem como circunstâncias para chegar à felicidade. Considerando as circunstâncias como sendo algo concreto ou abstrato que interfere ou pode influenciar uma decisão, um fato, um caso ou ocasião. Sendo assim, o dinheiro, a carne, os outros bens materiais, a honra, o prazer e o gozo, são simplesmente circunstâncias que influem no comportamento humano, nos atos e atitudes de um indivíduo, levando-o a pensar que a felicidade está nestas coisas. Ao resultado que isto gera pode se chamar de conseqüências, já que elas descrevem os resultados positivos ou negativos de uma atitude que tomamos sendo na maioria das vezes intermediada por uma circunstância.
            Por isso pense: A felicidade não está em lugar algum a não ser em seu próprio interior, em sua alma.

quinta-feira, 15 de março de 2012

O Mineral Mais Precioso

         Penso logo, qual o metal mais precioso?

  • Ouro 
  
  • Diamante
  
  • Pedras preciosas
 
            Normalmente alguém responderia por algumas dessas alternativas, mas existe uma mais preciosa
 
            Isso mesmo, a água. De todos os minerais que podemos pensar, água é o único que a vida em todo o planeta depende. Existe água em todos os seres vivos: animais e vegetais. O corpo humano é constituído por cerca de 2/3 de água. A água ainda é necessária a agricultura e pecuária, sem ela certamente o ser humano não conseguiria nem mesmo encontrar seu alimento. Segundo dados científicos, é aconselhável ao homem ingerir dois a três litros de água todos os dias, e se ficar quatro dias sem ingeri-la já seria o suficiente para uma desidratação profunda que culmina a morte. Mas será que o ser humano dá essa importância mesmo a ela?
            O ambiente com água, igual o da foto é mesmo exuberante, segundo estatísticas, 70% do planeta é constituído por ela, algo que poderia até mudar o nome do planeta para Água ao invés de Terra, no entanto somente 3% desse total é e água doce, sendo que a maior parte está nas geleiras. Diate disso a quantidade de água própria para consumo se torna menor, uma parcela pequena distribuída por toda a extensão do planeta. Se considerarmos que boa parte dessa água sofre contaminações e poluições por parte do próprio homem, a taxa reduz mais ainda. Se analisarmos, o hábito do ser humano em usar a água pode não ser adequado. Quando se vê a quantidade de água que tem disponível, as pessoas podem não pensar em economia, pois para ela a água estaria longe de acabar e ainda se sentia na condição de pagar o preço por ela. Muitas vezes o que falta nas pessoas é refletir que um dia essa água poderia vir a faltar, que exitem lugares em que ela é muito precisa, que é armazenada e usada com responsabilidade, pois nesses lugares as pessoas sabem o quanto a água é limitada. Se alguém estivesse em um deserto, certamente pouparia até o último gole por ela, só para administrá-la o máximo possível até que encontrasse mais água. A seca estabelece o mesmo sentimento, o se humano caminho quilômetros só para encontrá-la, e mesmo que a encontre nas piores situações possíveis de consumo, se contenta com ela, pois percebe que a sua vida depende dela. Por isso, sempre que for usar a água, pense na sua importância e a use com consciência, nada de desperdícios a toa, quando for jogar um lixo em uma nascente ou córrego, pense naquelas pessoas que usam das águas imundas para consumo pela falta de água potável. Nesse vinte e dois de março, sempre que for usar sua água, pense muito na sua importância e valorize muito ela.                

terça-feira, 6 de março de 2012

"comemorar" o dia da mulher

         8 de março é a data do dia internacional da mulher, data que costuma ser comemorada dedicando-se lembranças e presentes a elas. As empresas que lidam com o público feminino são as que mais se lembram. Mas afinal, o motivo de surgir essa data é isso mesmo?
         Não só essa data assim como diversas outras são muito usadas pelo comércio para atração de vendas, muitas vezes as pessoas nem entendem o que elas representam e o comemorar resume-se simplesmente a presentear e fazer festa. o dia internacional das mulheres nasceu nos Estados Unidos em meados do século XIX, em um manifesto que contou com a colaboração de cerca de cento e trinta mulheres funcionárias de uma indústria, elas reivindicavam melhores condições de trabalho e melhores salários para as trabalhadoras femininas, que ganhavam em média treze vezes menos que os homens. Essa data serve para lembrar a primeira luta da mulher na era moderna para alcançar seus direitos.
         A maior intenção dessa data hoje em dia não parece muito querer relembrar esse esforço que ficou como acontecimento histórico, mas sim uma data a mais para o comercio lucrar com vendas. Muitas flores hoje são dedicadas a varias mulheres espalhadas por vários lugares no mundo. Mas que tal lembrar um pouco da trajetória da mulher na história:
            Quando da criação do mundo, via-se na mulher a figura do pecado, nascido de Eva, ao induzir o homem ao erro e provocar a ira divina ao castigá-los, no mesmo compasso, foi da mulher que nasceu aquele que é tido como o salvador do mundo, que tanto esperavam e no fim nada creram, foi de uma virgem, menina adolescente chamada Maria. Mesmo Eva fora criada para estar ao lado do homem, por isso criada de sua costela. Da civilização egípcia tivemos as mulheres como lideres, das famosas se destaca Cleópatra. Por outro lado as mulheres hebraicas eram vistas com desagrado, grande momento de desprezo ao gênero, mesmo assim de uma delas nasceu o esperado Messias. Ainda na antiguidade as mulheres se destacavam em uma de suas principais personalidades, a de vaidosa, usando cremes e outros artigos estéticos, ressaltando e aflorando suas tênues belezas.
            Na idade média não se via sua grande importância, a história parece ofuscar sua presença, salvo a figura de uma grande heroína: Joana D’ark, mulher simples camponesa, que combateu no último período da guerra dos cem anos em favor de sua pátria contra a Inglaterra, devolveu ao trono o rei da França, Carlos VII, que pelo certo deveria atingi-lo, e enfim morreu queimada em uma fogueira acusada de feiticeira sem o menor consentimento do rei que lhe devia gratidão.
            Na idade moderna, mais fulguravam as ilustres rainhas, figura idealizada pela presença do rei, o marido. As demais, pouco tem a devida importância: Negras que construíram o Brasil colonial, que amamentaram a escravos, que trabalhavam em regime de subumanidade, Chica da Silva perde o encanto. E a história que conta essas mulheres, a educação que até tempos atrás eram desprovidas, reservavam-se a serviços do lar e a criação dos filhos. Quantas mulheres trabalharam na década de quarenta? Quantas podiam votar nas primeiras eleições norte-americanas? O que fez Nova Zelândia haverá importância? Há prestígios em sua nobre concepção?