A preocupação com o uso de sacolinhas plásticas vem sendo muito discutido ultimamente, fato decorrente do prejuízo ao meio ambiente que ela pode ocasionar, uma vez que quando ela é despejada livremente no ambiente ela demora cerca de cem anos para se decompor, o que tornaria uma problema grave de poluição ambiental. Devido a esse fato, as pessoas em vários lugares estão se adequando a usar sacolas retornáveis de pano ou papelão, ou ainda de plástico biodegradável, que podem ser utilizadas diversas vezes e quando descartadas o tempo de decomposição do material é bem inferior ao das sacolinhas plásticas. Também é bem notável que existam diversos trabalhadores que garantem sua renda com confecção dessas sacolas, e neste caso deixar de produzi-la exigiria que essas pessoas se adequassem a uma nova realidade de emprego.
Um fato interessante a se pensar sobre esse caso é que o plástico usado para fabricar essas sacolas trata-se de uma substância reciclável, ou seja, ao invés de despeja-la no meio ambiente como lixo, seria muito mais interessante reciclá-la, isso inclusive poderia gerar renda e emprego, sem contar a contribuição ambiental e o fato do plástico usado ser de uma fonte não-renovável, que é o petróleo, sendo assim, reciclar não implica em uso de uma matéria prima ser extraída novamente do ambiente. Outro fato que deve ser repensado também é o fator do consumo desenfreado, que gera uma grande quantidade de embalagens que são descartadas sem uma seleção do material, e assim vão parar nos lixões contaminando os solos. A reutilização das sacolas plásticas também deveria ser uma prática comum as pessoas, pois assim como se usam diversas vezes sacolas de pano ou papelão, nada impediria que as pessoas continuassem a usar várias vezes essas sacolas, pois muitas das mercadorias transportadas nelas não causam nenhum dano ao material que evite a reutilização.
Enquanto muitos pensam simplesmente em retirar as sacolas plásticas de circulação, deixam de pensar em medidas simples, que tornariam o problema muito menor, como:
- Sempre que possível escolher produtos com o menor número e a menor quantidade de embalagens;
- Procure usar todo o espaço possível de uma sacola, para evitar de usar muitas sem necessidade;
- Nunca descarte as sacolas que trás para casa se não houver necessidade (a necessidade refere-se a sacolas extraviadas, rasgadas, manchadas ou arrebentadas), guarde-as em um lugar específico e as reutilize sempre que precisar, aproveite o fato delas durarem bastante sem que haja decomposição;
- Sacolas não
devem ser jogadas em um lixo comum, elas devem ser devidamente separadas em uma
sessão própria para polímeros recicláveis;
- Incentive a
separação e reciclagem;
- Mesmo que opte
por sacolas de pano ou papelão ou ainda plásticos biodegradáveis, continue
respeitando o ambiente, nada de sair jogando elas nas ruas ou lixo comum.
Qualquer sacola que use, por mais descartável que seja, quase sempre tem como
ser reutilizada, isso depende da consciência de cada um.

Imagem retirada de ecolizi.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário