sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A Leitura e a Vida


             Para muitos a leitura é simplesmente uma forma de estudo ou entretenimento, por isso a consideram desgostosa e desnecessária. No entanto, ela é muito mais que isso, atualmente também é um forte recurso para conquistar um bom espaço no mercado de trabalho.
             A leitura hoje pode ser compreendida em diversos estágios de nossas vidas, principalmente na área profissional, pois ela é exigida constantemente no processo de aprendizagem para atualizações e demonstrações do diferencial na profissão em que o indivíduo se encontra, determinando assim uma vantagem a mais em relação ao seu concorrente. Todos sabem que, quem lê renova diariamente as suas habilidades profissionais, pois adquire novos conhecimentos e experiências na função que exerce.
       A Leitura também participa de outros momentos: estimula a imaginação de um ser, serve de entretenimento para ele e para a retenção de informações importantes e necessárias, além de contribuir para a elaboração e desenvolvimento do nosso senso crítico e complemento do aprendizado, afinal, para aprender deve-se ler.
            Muitos escritores ou estudiosos já tiveram que usar a leitura como um recurso para desenvolver suas idéias e escrita para poder colocá-las no papel e serem publicadas, fazendo assim com que quem a ler compreender corretamente, deixando uma lição para nós: É necessário ler para passar ao outro o que queremos dizer por meio das palavras.
            Com as idéias levantadas acima, deve-se parar de imaginar a leitura simplesmente como algo que se faz para estudar ou com um passatempo nas horas vagas e compreender toda a sua grandeza e importância no envolvimento durante a construção da vida de um ser humano.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Copa do Mundo no Brasil Dupla Face

           Há quem aponte problemas para a realização da copa do mundo de futebol no Brasil, assim como há brasileiros que encontrem nela soluções. o caso é que a realização de eventos desse porte sempre levantam essas discussões e de certa maneira ambas as partes têm seus motivos e razões necessários para argumentar  seus pontos de vista, de modo que não se pode ignorá-las. De qualquer modo, eventos desse porte sempre chamam a atenção da população local, seja pró ou contra.
           Quando se vê um pais com problemas em setores internos, como saúde, educação, infra-estrutura, segurança, lazer, pesquisas, entre outros problemas que acarreta a população, como problemas sociais como desigualdades, extrema pobreza, saneamento básico, escassez de recursos essenciais a vida, como a água, além de problemas de ordem ambiental, sempre costuma-se encontrar, por aqueles desfavoráveis a realização da copa no país como uma desnecessidade, até mesmo como problema, pois além de utilizar boa parte dos recursos que poderiam ser aproveitados para as situações acima descritas também tiram o foco do país para enxergar as reais necessidades que ele deve enfrentar. Isso sem contar nos problemas que muitos vêem como o aumento de congestionamento em estradas, a possibilidade de um evento desse porte  mudar certas normas previstas na constituição, ou simplesmente um desinteresse pelo evento, que poderia ser usado para encobrir problemas de ordem social, gerar alguns conflitos e confulsões ou mesmo valorizar algo que aparentemente não acrescenta em nada ao país e ainda possa ser usado para desvio de verbas e atrapalhe o seu desenvolvimento.
           É lógico que na outra ponta aparecem aqueles que vêem a copa como uma solução, além de ser um evento grandioso e atrativo que chama a atenção de muitos turistas de todo o mundo. Além do prazer daqueles que são apaixonados por futebol, ainda a presença de eventos grandiosos como esses faz com que aumente e bastante o fluxo de pessoas a esses lugares. Pessoas essas que consomem e esse consumo serve para movimentar a economia local, tanto a hoteleira, a gastrônica, a de serviços e transporte, quanto também aos mais diversos sistemas de lazer e turismo. Além do mais, as construções e obras para a copa, não só os estádios como em toda a infra-estrutura em volta que deve se adaptar para receber eventos desse porte, tendem a gerar um enorme volume de empregos, que por consequência geram renda à região. Isso sem contar na atratividade do evento e no fato do raro acontecimento, o que faz com que a atencão de diversos lugares do mundo se voltem ao país que sedia estes grandes eventos. Além do mais, se bem aproveitados os recursos construídos para a copa depois do seu término ainda a cidade ganha com qualidade de vida.
           Motivos contrários e favoráveis a copa do mundo no Brasil haverá por parte de muitas pessoas, dependendo do ponto de vista que vêem a situação, ou como solução ou problema, e em todos eles as razões são relevantes. Em todo o caso, o bom comportamento diante dessas adversidades e as atitudes de respeito diante desses eventos, como a busca da não-violência, o respeito as diferenças e a partilha do evento como um instante de lazer sem exageros são sempre bem vindos.