Animação, diversão, descontração, baderna, responsabilidades, irresponsabilidades, autonomia, independência, vontade de viver, de transformar, de mudar, de modificar o espaço em que vive. Eis os sentimentos que carregam os jovens, alguns controversos e polêmicos, muitas vezes de indecisões. O jovem sempre busca seu espaço na sociedade, sua identidade pessoal, conhecer o mundo a sua volta e transformá-lo identificando aquilo que acredita ser injusto. Do mesmo modo, a forma com que uma sociedade enxerga a juventude é por vezes da fase de irresponsabilidades, de falta de compromisso, inexperiência e de diversas preocupações. Uma época em não há consciência dos atos cometidos e que gera muitos conflitos, desordem e diversos problemas, bem como a vida desregrada, vulgarizada e que não se preocupa com valores.
O fato é que a juventude é justamente uma época que mostra muita força em diversas decisões, a sociedade em geral enxerga os jovens como aqueles que dispõe de muita energia, muito vigor físico, uma fase da vida que mais demonstra toda essa energia de viver, de se animar, de contagiar todas as demais pessoas, de buscar toda a alegria. Em uma sociedade de jovens espera-se sempre uma região renovada, que visa a busca de uma sociedade modernizada, incentivadora, transformadora e sempre atualizada. Jovens por vezes se enquadram em um momento da vida de decisões, o que gera muitas dúvidas e incertezas sobre a vida e sobre assuntos que levarão para o resto da vida, como família, emprego, estudos, lazer, companhia, entre outros.
Quando analisamos a história com o decorrer dos anos vemos em diversos momentos a importante intervenção dos jovens, bem como na época da ditadura militar do Brasil e no processo de impeachment do presidente Collor, ou nas batalhas travadas pela jovem Joana D'Arc na guerra dos cem anos. Além do mais, quando uma nação investe em jovens espera que deles nasça a motivação por descobrir novas oportunidades para construir uma sociedade melhor, com maior vontade, descobrindo o novo, renovando, trazendo ganhos para a nação tanto nos aspecto de melhora de vida quanto na sua evolução, assim como nos aspectos econômicos, tecnológicos e de promoção de melhorias na vida de seus cidadãos.
De todo modo, a força que a juventude tem de mudar uma sociedade quando não usado de modo adequado, traz muitos problemas, que por fim refletem muito sobre a própria sociedade, como é o caso de serem desvalorizados ou virem de uma família desestruturada, que por fim implica na falta de valores de cidadania, levando a atos como violências, vandalismos, álcool, drogas e descomprometimento com qualquer responsabilidade como desinteresse pela política, família, estudos ou qualquer valor de cidadania.
De todo modo, uma sociedade renovada, alegre, com energia, vontade e vigor depende da preocupação com os seus jovens, pois as vontades dos jovens é muitas vezes o que move e provoca mudanças importantes e expressivas em uma sociedade, além do mais, os jovens de hoje serão as pessoas experientes e decisivas do amanhã.