Quando pensamos no avanço da tecnologia logo pensamos em avanço na qualidade de vida, a medicina evolui, a comodidade aumenta, os esforços são reduzidos, o maior conforto é alcançado, a pesquisa de novos remédios ajuda a combater doenças e novos produtos são criados para satisfazer necessidades humanas, seja para deslocamentos, lazer, para atender a alimentação, entre outros. Parece mesmo que quanto mais a tecnologia evolui mais são criados meios para facilitar o aumento da expectativa de vida da população, mas será que o fundo a tecnologia só melhora a vida humana?
A ciência evolui com o passar tempo, novas pesquisas são realizadas todos os dias, sempre mais descobertas ocorrem e disto tudo novos produtos são criados, novos conceitos para resolver as necessidades da população são inventados e desenvolvidos. As industrias crescem, a satisfação da população nem sempre segue a mesma tendência, pois sempre sentem maiores necessidades, visam sempre uma busca maior, um conforto maior, algo mais a ser completado e isto contribui para que produtos sejam inovados, sejam incrementados, o que necessita mais tecnologia e mais pesquisa.
O que realmente se deve perguntar é se isso de fato se configura em progresso, em saúde e evolução da qualidade de vida. Atualmente a frota de veículos nas ruas vez aumentando significativamente com o passar do tempo, já percebeu o quanto isto contribui para os congestionamentos no trânsito, para a poluição atmosférica, para a poluição sonora e para o sedentarismo humano. Outro grande avanço são os celulares, cada ano mais completo de aplicativo, tira fotos, acessa redes sociais, visualiza e-mail e internet, tem jogos, musica e uma infinidade de outros aplicativos que acabam aprisionando as pessoas neste mundo e se tornam seu principal passatempo. Já percebeu o quanto os celulares tomam o tempo de uma pessoa, tiram a sua atenção, desenvolvem movimentos repetitivos com os dedos, pois passam a fazer muitos movimentos de toques nos botões ou nas telas do celular, sem contar na questão do convívio social com pessoas próximas ou mesmo no entusiasmo para dedicar aquele tempo com alguma atividade física.
Segundo estatísticas, a população mundial vem ficando cada vez mais obesa, resultado essa das alimentações inadequadas e da falta da prática de atividades físicas. Será que estes dados tem alguma relação com o avanço da tecnologia? Se você analisar bem a fundo, perceberá que não de todo modo errado ao responder sim a essa questão, pois com a finalidade de reduzir esforços físicos e aumentar a vivência em um mundo virtual, como é o caso da TV e da internet, além da facilidade ao acesso a alimentos dos mais variados gostos, inclusive aos restaurantes chamados "fest foods" , a população vem se abdicando de boas práticas e se acomodando muito aos benefícios da tecnologia, deixando coisas relativamente mais simples de lado.
Outra coisa que merece atenção também é a vontade insaciável do ser humano buscar satisfazer todo o seu bem-estar visando sempre ao que é mais avançado tecnologicamente e por vezes acabar fazendo disso uma obsessão, o que muitas vezes implica em situações de estresse ou mesmo, em situações mais críticas, em depressão. Por isso o uso da tecnologia é algo importante na evolução do modo de vida, mas desde que se consiga tirar benefícios a saúde por meio dela e não se tornar um simples escravo dela.
Disponível em http://noticias.r7.com/blogs/ogg-ibrahim, 2012/03/17,
a tecnologia que nos aproxima e nos afasta.