Diariamente vemos casos de corrupção na política, vemos políticos cometendo fraudes, desviando dinheiro, fazendo lavagem, superfaturando obras, roubando dinheiro público, enfim, diversos meios ilegais de se apropriarem de bens públicos. É lógico que uma situação como esta ninguém gosta e admite, pois em vez dos políticos usarem os recursos para promover melhorias na região, seja ela a cidade o estado ou a nação, eles simplesmente utilizam esses recursos em benefício próprio, aumento seu próprio patrimônio e enriquecendo de forma ilícita. Isso é uma coisa que vem amadurecendo nos povos de diversos cantos do mundo, principalmente naqueles em que a corrupção é bastante intensa, o que leva por tanto aos manifestos e revoltas.
No entanto é necessário ter ciência que temos direitos e deveres e o que nos torna dignos cidadãos é compreender e viver essas realidades que nos são proporcionadas. Diante disso surge a seguinte reflexão: O que é corrupção. Quando se fala em política é muito comum se retratar a corrupção, por diante da mídia é mais fácil perceber os escândalos provocados pelos nossos representantes, além do mais, eles são eleitos pela confiança que depositamos neles e administram os bens gerados por nós enquanto cidadãos que são encaminhados a municípios, ao estado ou na nação. Estes recursos que os cidadãos de um determinado local geram são a esperança que estes têm de ver o emprego deles em melhorias para o seu local de convívio, seja na área da saúde, educação, moradia, infra-estrutura, segurança, lazer, saneamento básico, entre outras.
É lógico também que a política é apenas uma das esferas na qual a corrupção acontece, embora seja a mais visível. Todos os cidadãos que compões uma cidade também são responsáveis pelas boas práticas de convívio, que assegurem as conformidades da lei e que prezem pela harmonia e melhora de sua cidade. Mesmo que a taxa de impostas de certa localidade seja alta, não adianta sonegá-la, pois seria como contribuir para a mesma desconformidade apresentada na política, aquilo que também gera a corrupção. qualquer pessoa está propensa a ser corrupta quando não segue a ética e a moral em suas atividades, como um líder em uma empresa ao desviar recursos dela somente em benefício próprio ou no ato tomar inapropriadamente um pertence de outra pessoa, seja pelo usa da força, da intimidação ou pelo simples ato de enganá-la.
A verdade é que a boa cidadania deve se consistir em métodos justos, em que nenhumas das partes saiam prejudicadas, sem aquela história de querer levar vantagem em tudo, sem os subornos desagraveis que impedem que uma escolha justa seja feita. Entendermos por vezes o resultado desagradável que uma medida injusta de nossa parte poderia provocar nos outros. Se o local em que vivemos não há igualdade, cabe a nós perguntarmos: Será que vivemos como dignos cidadãos?