domingo, 23 de fevereiro de 2014

A prática de agregar valor ao produto

               Segundo a teoria de mercado o produto que mais chama a atenção do cliente são os produtos mais bem aparentáveis, com  embalagens especiais, mostrando bom agrado, atratividade do publico. Portanto por ideia de market o melhor é fazer uma embalagem bem elaborada, cheia de recursos, de enfeites, pois isso é o que detém a atenção da pessoa, que no final das contas acaba levando o produto não por ele próprio, mas bela embalagem que o circunda.
               É muito comum pessoas acabarem se agradando por produtos cuja embalagem é destacável, rica em detalhes, bem trabalhada, pois no fundo se torna bem atrativa, mesmo que o produto não tenha a mesma qualidade que outro cuja embalagem seja mais simples. A verdade é que quanto mais elaborada a embalagem mais caro acaba se tornando o produto. Mesmo sabendo o consumidor que a embalagem será tão breve descartada logo após a compra, mesmo assim ele se encanta e agrada pelo produto de bela aparência e acaba por vezes nem se importando por pagar a mais por ele.
               Na Europa, há cidades em que a preocupação com a questão das embalagens de produtos já é bem acentuada, pois nestas cidades os cidadãos são responsáveis pela coleta do lixo que produzem, pagando taxas pelas quantias de lixo produzidas, isso leva as pessoas desses locais a no momento das compras, quando compram produtos de muitas embalagens, quando possível, as deixam no próprio mercado, deixando que o próprio dono do estabelecimento comercial se responsabilize pela coleta do lixo, pagando por isso, o que leva a eles pedirem para as industrias produzirem mercadorias com menos embalagens possíveis.
               Outro grande problema quanto aos produtos de muitas embalagens ou embalagens muito elaboradas se refere ao destino final delas, pois tão logo os produtos serem comprados logo elas são descartadas gerando resíduos. Estes resíduos se tornaram lixos que irão impactar na questão ambiental, portanto quanto mais embalagens mais lixos são gerados e maior será a preocupação com a destinação final destes resíduos que irão impactar no meio ambiente. Uma solução é a reciclagem destes materiais, mas que dependendo do produto que envolvem podem ser contaminados invalidando sua reciclagem, ou ainda a reutilização, que no entanto ainda é uma prática pouco costumeira .
               Portanto, por questão econômica e ambiental ainda é preferível fugir a regra de mercado e preferir produtos de embalagens mais simples e com emprego do menor número de materiais possíveis, até mesmo porque as embalagens são descartadas logo no ato da compra indo parar na lixeira, um vez que dificilmente os clientes guardam embalagens. Lógico que dependendo do produto as embalagens exercem funções muito além da estética e agregação de valor, como é o caso da proteção durante as operações logísticas.