sábado, 29 de março de 2014

Como fazer manifestos

            Quando as coisas não vão bem, a política não funciona, a economia não é boa e falta as coisas, principalmente os direitos, o que muitos fazem é protestar. Sim, reivindicar seus direitos, cobrar melhorias, querem fazer com que as coisas funcionam. Mas como fazer, será que de qualquer jeito funciona?
            Pois bem, é direito de todo cidadão reivindicar seus direitos e inclusive manifestos são atos sociais vistos como exercício legal de cidadania, todo cidadão tem direitos e deveres e quando cumpre seus deveres também espera que seja recompensados em seus direitos. Mobilização sociais pedindo melhorias na política, na segurança, na educação, na saúde, na infra-estrutura, entre outros é parte de uma sociedade que vive em democracia, além do mais é a força do cidadão consciente que exercendo sua cidadania, não somente no ato do voto, mas também na fiscalização permanente de seus representantes eleitos, que mudanças são alcançadas e que a necessidade do povo é claramente explicitada.
            O problema acontece muitas vezes está no povo não saber manifestar e protestar e confundir isto com atos de vandalismo e violência. Deve-se ter em mente que um manifesto serve para tentar e alcançar algo, sendo algo construtivo e não destrutivo. Além do mais, quando um protesto não tem fundamentos e não serve de exemplo construtivo na sociedade ele simplesmente perde seu valor, pois se reivindica algo mas não há exemplos nas atitudes que demonstrem atos de cidadania. Devemos sempre lembrar que bons cidadãos zelam pelo bem estar da sua cidade e é justamente para isto que qualquer manifesto social deve se sustentar, em buscar sempre as melhorias. Um manifesto que não mostre bom exemplo perde seu valor de cidadania, pois se torna incapaz de velar pelo bem estar, seja de uma cidade ou qualquer outra região. Outro caso interessante é que vandalismo em geral depreda patrimônios públicos, ou seja, algo que deveria ser utilizado por todos, que é construído e mantido justamente por dinheiro público, que é o dinheiro provido dos impostos que pagamos direta ou indiretamente ao governo. Em outras palavras, o povo destrói aquilo que é construído com o seu próprio dinheiro, dinheiro esse que ao invés de ser melhor aproveitado em outras áreas, ou mesmo investido no melhoramento dos serviços que o governo presta a população, acaba sendo utilizado para reconstruir e restaurar locais públicos danificados pelo vandalismo.
            Manifestos são atos bons desde que realizados de forma planejada, reivindicando pacificamente seus direitos e melhorias, sendo de forma exemplar, demonstrando sempre a cidadania. Do contrário seriam atos sociais sem valor moral, que além de não contribuir em nada ainda causa prejuízos. Se for manisfestar algo que está errado lembre de ser consciente para mostrar exemplo de que realmente quer alcançar seu objetivo.