domingo, 8 de fevereiro de 2015

Presente ou distante

               Os estudos a distância são muito comuns atualmente, além deles há também os semi-presenciais, ou seja, aqueles em que o aluno realiza a metade de seus estudos a distancia e a outra metade na instituição de ensino, normalmente as aulas práticas em laboratórios. Agora além dos estudos, algumas empresas já estão aderindo também ao trabalho à distância, em que a pessoa pode trabalhar normalmente sem sair de casa.
                Há uma tendência de que futuramente diversas atividades sejam realizadas à distância, dentre as vantagens para isso está a comodidade e o conforto, a flexibilidade de horário, a redução de perda de tempo devido a deslocamentos e de certa maneira também a redução de alguns custos. No entanto alguns cuidados devem ser tomados, como atentar-se a atividade sem desprender o foco dela, uma vez que no ambiente domiciliar a dispersão da atenção pode ser bem maior. Toda tarefa realizada à distância também precisa de disciplina, da mesma forma com que aconteceria se o ambiente fosse uma escola, escritório, empresa ou qualquer outro estabelecimento adequado a atividade realizada.
                Outro fator implica na autonomia da pessoa, no caso dos estudos ela própria se torna responsável pela busca de seu conhecimento sem ter o amparo do professor de modo imediato. No estudo por correspondência, quando o aluno tem uma dúvida ou ele procura nos livros ou escreve uma carta ou mensagem ao seu professor e espera até que a resposta chegue, sendo que corre o risco de sua dúvida não ser sanada. Além do mais, a pessoa ao realizar suas atividades em seu ambiente domiciliar ela acaba perdendo o contato direto com outras, de modo que se comunicará quase sempre á distância, seja via telefone, carta, correio eletrônico, telegrama, entre outros.
                De qualquer forma, atividades à distância, seja estudo, trabalho ou qualquer outra vem se tornando cada vez mais frequente em diversas partes do mundo e inclusive se mostrando uma tendência para o futuro. Portanto, não se deve estranhar que atividades que são comumente realizadas de modo presencial venham a ser feitas a distância, como por exemplo as cirurgias médicas.