terça-feira, 5 de maio de 2015

Diversão com parcimônia

             A semana costuma sempre ser muito corrida: Trabalho, estudo, trânsito, cuidar da casa, cuidar da família e um montão de problemas para resolver. São contas para pagar, filas de banco para frequentar, lotação do transporte público e tantas outras tarefas que se misturam e envolvem naturalmente o dia a dia. Quando chega o fim de semana, nada melhor do que se divertir, não é mesmo? Aí entra outra questão: Como se divertir?
             A primeira coisa a ter em mente é que uma diversão deve refletir em entretenimento, em alegria, em bem estar. Portanto, não adianta nada querer se divertir se no fundo tudo acaba se transformando em conflito, confusão, exageros e problemas. Assim, ir a um estádio de futebol e assistir a uma bela partida, torcer pelo seu time é algo muito bom, mas o melhor é não ser tão fanático a ponto de gerar brigas, confusões e sofrimentos em demasia só por causa do resultado final da partida. Do mesmo jeito, ao sair a noite a um bar ou balada, ou ainda a qualquer outro lugar o melhor é ter controle de si enquanto estiver no local, sem desrespeitar aos outros, sem exageros na bebida, ou mesmo, sem abusar no trânsito se acaso beber, afinal diversão não combina com imprudência e irresponsabilidade.
             Quanto a televisão, ela pode ser até um bom entretenimento, por ela se pode assistir filmes, programas de TV, jogar vídeo-game, assistir vídeos e DVD's, inclusive de músicas. Mas o que não se deve esquecer é também de buscar as atividades dinâmicas, os passeios, os exercícios físicos, os parques, afinal de contas, não adianta muito cultivar a vida sedentária. Outros cuidados são com os ambientes que são frequentados, quanto a praia, nunca esquecer o protetor solar, que inclusive é para ser usado em qualquer lugar exposto ao sol, e não abusar ao entrar no mar, pois o ideal é sempre buscar lugares seguros, que tenham salva-vidas próximos e de preferência o onde a correnteza não seja muito forte.
             Quanto se frequenta lugares públicos ou festas à noite o ideal é sempre cuidar com as aglomerações e sempre ficar longe dos conflitos, tumultos e confusões e é lógico, ao sair com de menores cuidar com o ambiente em que sai com eles. Outro grande desatino que acontece nas festas de fim de semana é o exagero da comilância, é muitas vezes acompanhado de uma fraca alimentação no ponto de vista nutricional. Para depois não sentir a culpa e ter que procurar em seguida uma academia o melhor é controlar a alimentação nessas festas.
             Outra coisa interessante, principalmente em baladas e festas noturnas é cuidar com as relações sexuais, pois sempre há uma chance muito grave de contração de DSTs ou mesmo de gravidez indesejada. Sem contar que uma noite animada não precisa estar acompanhada de abusos sexuais, exagero com bebidas alcoólicas e mesmo uso de drogas.
             O lazer é muito bom e útil, pois é por meio dele que a pessoa se distrai, alivia o estresse e a tensão do dia-a-dia e permite a pessoa que aproveite as coisas boas de sua cidade e região onde mora, mas se não houver parcimônia, ao invés do lazer se tornar uma distração ele acaba perdendo essa capacidade e se tornando um problema maior ainda.