segunda-feira, 6 de julho de 2015

O Progresso pelos Problemas

              O ser humano é um ser incompleto, isto é o que aprendemos na Filosofia. Realmente, o ser humano é um ser que nunca se completa, dificilmente se dá por contente, sempre visa evoluir mais e mais, se tem algo pretende sempre alcançar algo melhor, se exerce uma função, pretende sempre evoluir, crescer, buscar mais e mais. Este anseio humano pelo crescimento, pela busca do melhor, por evoluir sua vida profissional, familiar, financeira e em muitos outros aspectos gera nele frustrações, que no fundo são ocasionadas por problemas. No fundo, o ser humano que visa evoluir sua vida gera problemas dos quais não tinha só para ver seu próprio crescimento. Mas e se os problemas não existissem?
              Talvez se preguntássemos às pessoas se gostam de ter problemas certamente o que se espera é uma resposta unânime: Não. De fato, o ser humano no geral não gosta dos problemas, pois isto gera nele frustração, além do mais, o grande fim humano, como já ensinava Aristóteles, grande filosofo grego da antiguidade, é a felicidade e justamente os problemas são empecilhos neste caminho para a busca dela. No entanto, quando paramos para pensar em todo o processo histórico, se torna difícil imaginar a evolução humana sem nos deparamos com os problemas. Isto porque com o surgimento dos problemas o ser humano se viu obrigado a procurar soluções para superá-los, ou melhor, se livrar deles.
              De fato viver sem problemas nos traz a comodidades e facilidades, além do mais traz segurança e harmonia necessária para a busca da sonhada felicidade, no entanto, quando não há problemas para se incomodar certamente o ser humano tende a se acomodar e este acomodamento não é condizente ao sentimento de incompleto, pois sempre que se visa a evolução surges os problemas. Além do mais, criar problemas ou pensar neles é o que incentivará a busca por novas soluções. Assim é parte do empreendedorismo e inovação, enxergar os problemas e procurar as suas soluções.
              Portanto, os problemas fazem parte da alavanca da evolução da humanidade, pois é por meio deles que o ser humano se vê estimulado a busca de soluções, soluções estas que o levam a inovação e criação de novos métodos, técnicas e caminhos para construir aquilo que o levará a felicidade. Um fracasso pode ser visto com uma derrota ou como uma experiência e conhecimento daquilo que deve ser aprimorado. E assim a vida vai evoluindo, com o surgimento de problemas e com a necessidade de solucioná-los.