Um dos principais meios de alcançar o aprendizado sem sombra de dúvida se dá pela leitura, pois é por meio dela que sugamos, ou melhor, temos acesso a todo o conteúdo que nós é transmitido. Mas a leitura nem sempre é vista como uma companheira, para muitos ela se torna entediante e monótoma ou revela a preguiça ou impaciência das pessoas por cultivar bons hábitos de leitura. Certamente a leitura trata-se de um bom hábito que se refletido profundamente, pode revelar personalidades, qualidades e defeitos de quem dela se apropria, ou melhor, nem se apropria.
Para os amantes da leitura o primeiro cuidado a se ter é saber o que se pretende com ela. Assim como muitos podem procurá-la por prazer, por gosto e se encantar com estórias e a arte literária, outros podem a buscar como meio de pesquisa, informação, extrair argumentos e pontos de vista, entender o que acontece em seu meio e como pessoas em geral reagem sobre determinados assuntos. Também é muito comum estudantes a utilizarem principalmente para alcançar bons argumentos e fontes capazes de gerar um pré-conhecimento ou conhecimento crítico sobre determinado assunto que será capaz de formular neles argumentos mais sólidos na criação de textos técnicos, dissertativos e argumentativos, ou mesmo aprimorar seu meio de persuasão e retórica.
A leitura se torna interessante no descobrimento de coisas novas, de novos aprendizados, no auxílio a compreender novas culturas e idiomas. Atualmente, os maiores meios que tomam o tempo de leitura das pessoas são as mensagens instantâneas, principalmente das redes sociais, além do mais, outros meios acabam por gerar maior comodidade as pessoas, como os filmes, vídeos, novelas e músicas, o que simplesmente faz com que as ouçam e vejam diretamente a estória que está se passando, sem dispender tanto do seu esforço por lê-la e interpretá-la. Mensagens instantâneas em geral são curtas e a informação principal que se pretendem passar é bem objetiva e direta, de modo a encurtar o tempo dedicado a sua compreensão. É visto que muitos aprimoram uma técnica chamada de leitura dinâmica, ao qual um texto é lido resumidamente em pouco tempo e a pessoa consegue uma boa compreensão do que é lido.
De qualquer modo, um bom leitor deve saber apreciar uma boa leitura, fazer com que ela se torna interessante e divertida, reter dela tudo o que há de melhor para o aprimoramento pessoal e por fim torná-la um bom hábito.
