O que identifica a cultura de um povo? Suas crenças, suas tradições, suas festas, sua língua, suas danças, sua culinária, seus valores e comportamentos, enfim os conhecimentos e sabedorias populares. No entanto, é comum que as tradições evoluam ou se modifiquem com o passar das gerações ou mesmo se mesclem a outras culturas quando há o chamado encontro cultural, isso quando não surge uma cultura dominante que se sobreponha a outra, como lembram as histórias de colonização do mundo ocidental. O que muitas vezes se precisa refletir é o fato de hábitos e valores de um determinado povo se perderem de modo a não existir mais a chamada identidade cultural.
Quando se estuda a História da Humanidade, muito são vistos os casos de imposição de uma cultura sobre a outra, fato este que contribui para a extinção de muitos aspectos de uma cultura, como por exemplo os idiomas e o modo de se comunicar de um povo. Além do mais, aspectos de antigas culturas muitas vezes estão misturadas àquilo que se vive ou aos comportamentos atuais por meio de evoluções culturais, mas que tal influência é desconhecida até que seja verificada, estudada ou atestada. Isso leva a reflexão da validade do avanço do progresso, da globalização, da capitalização e de certos valores em relação a uma identidade cultural e toda a sua cultura.
A manutenção de patrimônios culturais materiais e imateriais tem a sua importância justamente para preservar vivos relevantes fatos históricos e fontes que expliquem não somente os contextos históricos de épocas mais antigas, mas sobretudo para o entendimento de certos acontecimentos atuais, do porquê do comportamento de um povo e de seus valores. Também é visto que muitos são os interessados por conhecer culturas, por vezes bem distintas de sua própria cultura o que gera o chamado intercâmbio cultural (às vezes associado ao intercâmbio linguístico).
O que gera o interesse em muitos por conhecer diferentes culturas, viajar, conviver com àquilo que não é convencional ao seu modo de viver pode ser a curiosidade ou a vontade de explorar, de interagir com diferentes realidades, de se aprofundar em um mundo desconhecido ou para ser encarado como um estilo de vida que é o aventureiro. Outro aspecto que favorece a esse despertar para o mundo também pode ser a busca por novas identidades, novos estilos de vida, o "desfrutar do mundo" e a procura por novas iterações, novas formas de enxergar a vida.
Enfim, os valores e a cultura de fato é o que identifica um povo e em um mundo em constante transformação é comum que eles se percam com o passar das gerações, por isso, para haver histórias a serem registradas, as memórias e instrumentos que ajudam a recordar-los devem ser mantidos e preservados.