terça-feira, 27 de junho de 2017

Atitudes simples

           Normalmente estamos acostumados a imaginar que grandes mudanças só são possíveis com grandes feitos e realizações e mesmo com enormes revoluções. Certamente, ao se estudar as maiores transformações das história da humanidade nos deparamos com significativos e relevantes manifestos, revoluções e até mesmo conflitos armados, como guerras e execuções. No entanto, há modos pacíficos para se iniciar uma revolução ou mesmo alterar todo um comportamento desleal e prejudicial a uma boa convivência em sociedade, de modo a cultivar valores construtivos ao bem comum dentro de um convívio social. O mais cômodo é imaginar grandes alterações por meio de grandes e relativas revoluções de pensamente e comportamento, no entanto, como seria alcançar essas mudanças por meio de coisas pequenas, pequenas atitudes?
           Logicamente resolver todos os problemas pertinentes a uma sociedade não se trata de uma tarefa simples e tampouco passível de solução completa. De fato, o que se espera é que situações drásticas e alarmantes possam ser atenuadas ao máximo possível, de modo a alcançar a otimização de uma sociedade pautada nos melhores possíveis indicadores de desenvolvimento humano. A primeira vista, quando estudamos o caso de uma sociedade, seja ela a nível de uma nação ou simples município, imaginamos que profundas melhorias são possíveis unicamente com mudanças altamente relevantes, no entanto elas podem iniciar com pequenos progressos, ou melhor, atitudes simples e locais.
           O ambiente mais simples para iniciar qualquer processo de melhoria certamente é o âmbito familiar. Em família, que é uma instituição socialmente pequena, se pode iniciar os primeiros passos para um bom convívio em sociedade e angariamento de valores frutuosos e necessários. Evitar pequenos atos que prejudiquem a outros e que levem vantagens indevidos ao infrator é um bom inicio para mudanças relevantes. Além disso, a forma com que conversamos e tratamento aos demais, sem que para tanto exista uma pretensão ao realizá-la, também contribui para um ambiente melhor, comprometido e responsável. Embora existam regras, o ideal seria se todos as cumprissem não pelo simples da obrigatoriedade ou pelo temor em levar alguma penalidade ao seu descumprimento, mas sim por entender que por meio dela se pode gerar um ambiente agradável para todos, de modo organizado, solidário e respeitoso.
           Podemos pensar que pequenas atitudes não vão mudar o mundo, no entanto elas podem mudar nós mesmos e quanto mais pessoas pensarem em praticar pequenas atitudes para melhorar ao menos o ambiente em que vivem e isso se espalhar por diversos cantos do planeta, quem sabe grandes mudanças poderão ocorrer. Evidentemente isso não é um processo rápido e tampouco algo fácil de ser alcançado, porém cabe a cada fazer o seu melhor para construir um ambiente melhor, como trabalho de formigas, realizar pequenos bons gestos para alcançar realizações maiores e mais expressivas.