segunda-feira, 9 de julho de 2018

Os Re"ciclos" da Vida

             Cdoisas iniciam, coisas terminam, padrões servem para o agora e modificam amanhã e logo voltam a valer. Poderia-se esperar que algo que faz sucesso hoje logo passa e nunca mais retorna, ficaria preso ao passado. Porém tão logo é relembrado e novamente esquecido.
             Dizem que a vida é dinâmica, que padrões muitas vezes são momentâneos e devem ser atualizados constantemente, assim funciona com as leis, assim funciona com as concepções, assim funciona com os comportamentos e mesmo com a moda. Os estilos de vestimentas e roupas são os maiores exemplos de efemeridade, um estilo é sempre momentâneo com a época e por algum motivo, muitas vezes não bem esclarecido eles são retomados. Muito disso nem se quer ganha a atenção dos seguidores de tendências, eles agem por impulso, por uma motivação midiática ou externa para valoriza algo que está em alta, que está no clímax da sociedade.
             A verdade é que muitas vezes se vive em função de uma preocupação ou evento que se torna o centro das atenções, a sociedade vai se atualizando conforme enxerga a necessidade daquilo que vive e a realidade dos fatos que se apresenta. Especulações científicas, tecnológicas, politicas e econômicas também servem para despontar o assunto do momento. Um exemplo a se destacar disso tudo, dentre tantos outros, poderiam ser os aparelhos de telefonia móvel, os celulares, que inicialmente eram grandes, depois o ideal era os tê-los o mais compacto possível e que agora com a tecnologia dos celulares inteligentes (os smartphones) eles voltam a ganhar importância em seus tamanhos e quiça no futuro os modelos mais compactos e menores possíveis voltem a ganhar destaque ou ainda o avanço tecnológico os substitua por outra tecnologia mais avançada e atrativa.
             Mas são muitas as áreas e aspectos da vida que podem sofrer este ciclo. A tendência, de maior frequência, é o processo de urbanização, pessoas deixarem o campo para formar as cidades (por oras grandes cidades), no entanto, em algumas, surge espontaneamente a vontade por retomar a vida rural, isso lógico com o passar do tempo e com a maturidade. Isso também pode ocorrer em diversos processos migratórios, adaptações e readaptações.
             Enfim, em tantos momentos, épocas e instantes, a vida vai se formando em ciclos, ora mais curtos, oras mais longos, sejam eles periódicos, sejam eles aperiódicos, e com ele a vida vai se equilibrando, se construindo e se desconstruindo, se inventando e se reinventando e expondo toda a sua dinamicidade.