quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Feliz Ano Novo

             Receber uma mensagem de feliz ano novo a uma semana de acabar o mês de outubro deve ser algo muito estranho, porque ou a pessoa que deseja isso está adiantada ou está muito atrasada. No entanto serve para lembrar que o ano iniciou e está caminhando para o seu fim e rever ainda antes de seu término se de fato aquelas promessas da passagem do ano estão ou não sendo cumpridas.
             São muitos os acontecimentos durante o ano em nossa vida, muitos são bons, outros nem tanto, alguns excelentes e maravilhosos, outros tristes, irritantes e melancólicos. Muitos deles ainda estão sendo vividos neste exato momento, outros são frutos de instantes anteriores que ocorreram ainda este ano. Em cada parte, em cada canto do mundo um acontecimento diferente que interage em diferentes níveis com a nossa vida e certamente tudo acaba por interferir naqueles votos que fizemos de boas entradas no ano que se inicia.
             No início havia sonhos, metas, idealizações e realizações, mudanças de comportamento, de hábitos, de costumes. Prometia-se a felicidade, a paz, o amor, a caridade. Praticar mais exercícios físicos, entrar na academia, perder peso, mudança para hábitos alimentares mais saudáveis, um novo emprego, viajar, conhecer o mundo, ter mais tempo com os filhos e com a família, aprender uma nova habilidade, uma nova língua, a tocar um instrumento musical, fazer um curso de especialização ou uma graduação, casar-se ou encontrar um grande amor, um(a) companheiro(a). Isso é muito mais são foram os votos e credenciais de um ano melhor e promissor. Nove meses se passaram, o décimo mês logo se encerra. Restarão mais dois meses e a pergunta ainda se faz: os votos e promessas de início de ano estão se cumprindo? Já se cumpriram? Este mês está sendo de amor, paz, prosperidade, saúde e felicidade?
             Manter o referencial dos votos de entrada com o passar do tempo e seus acontecimentos certamente não é uma tarefa fácil, além de necessitar muita vontade e dedicação eles visam nossa vigilância constante em busca de metas e objetivos. Com o tempo as dificuldades vêm, coisas das quais não se esperava e nem sequer queria-se que acontecesse. Estipular uma meta é mais fácil que mantê-la, e cumpri-la exige esforço, dedicação e vontade constante. O que acontece é que as pessoas costumam ser voláteis, mudam de hábitos constantemente, perder o foco de suas metas, contam com os imprevistos e postergam-se seus sonhos. A dificuldade financeira ou um problema familiar pôde postergar um sonho de viajar e conhecer um novo lugar, um novo país. As ocupações do trabalho e a correria do dia-a-dia pôde atrapalhar aquela hora prometida a dedicar mais a família. O falecimento de familiares e amigos próximos ou mesmo o sofrimento por causa de uma doença pôde ter ofuscado o brilho daquela felicidade que tanto se desejava e tantos outros acontecimentos da vida.
             De qualquer forma, o ano ainda não terminou e até o dia 31 de dezembro dá muito tempo para diversos acontecimentos, quem sabe ainda a meta de inicio de ainda possa ser cumprida e aqueles votos de boas entradas, quiçá até esquecidos durante o decorrer do ano, possam ser vividos e revividos. Por isso, dedico os votos de feliz ano novo!