segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sacolinhas Plásticas

          A preocupação com o uso de sacolinhas plásticas vem sendo muito discutido ultimamente, fato decorrente do prejuízo ao meio ambiente que ela pode ocasionar, uma vez que quando ela é despejada livremente no ambiente ela demora cerca de cem anos para se decompor, o que tornaria uma problema grave de poluição ambiental. Devido a esse fato, as pessoas em vários lugares estão se adequando a usar sacolas retornáveis de pano ou papelão, ou ainda de plástico biodegradável, que podem ser utilizadas diversas vezes e quando descartadas o tempo de decomposição do material é bem inferior ao das sacolinhas plásticas. Também é bem notável que existam diversos trabalhadores que garantem sua renda com  confecção dessas sacolas, e neste caso deixar de produzi-la exigiria que essas pessoas se adequassem a uma nova realidade de emprego.
          Um fato interessante a se pensar sobre esse caso é que o plástico usado para fabricar essas sacolas trata-se de uma substância reciclável, ou seja, ao invés de despeja-la no meio ambiente como lixo, seria muito mais interessante reciclá-la, isso inclusive poderia gerar renda e emprego, sem contar a contribuição ambiental e o fato do plástico usado ser de uma fonte não-renovável, que é o petróleo, sendo assim, reciclar não implica em uso de uma matéria prima ser extraída novamente do ambiente. Outro fato que deve ser repensado também é o fator do consumo desenfreado, que gera uma grande quantidade de embalagens que são descartadas sem uma seleção do material, e assim vão parar nos lixões contaminando os solos. A reutilização das sacolas plásticas também deveria ser uma prática comum as pessoas, pois assim como se usam diversas vezes sacolas de pano ou papelão, nada impediria que as pessoas continuassem a usar várias vezes essas sacolas, pois muitas das mercadorias transportadas nelas não causam nenhum dano ao material que evite a reutilização.
          Enquanto muitos pensam simplesmente em retirar as sacolas plásticas de circulação, deixam de pensar em medidas simples, que tornariam o problema muito menor, como:
- Sempre que possível escolher produtos com o menor número e a menor quantidade de embalagens;
- Procure usar todo o espaço possível de uma sacola, para evitar de usar muitas sem necessidade;
- Nunca descarte as sacolas que trás para casa se não houver necessidade (a necessidade refere-se a sacolas extraviadas, rasgadas, manchadas ou arrebentadas), guarde-as em um lugar específico e as reutilize sempre que precisar, aproveite o fato delas durarem bastante sem que haja decomposição;
- Sacolas não devem ser jogadas em um lixo comum, elas devem ser devidamente separadas em uma sessão própria para polímeros recicláveis;
- Incentive a separação e reciclagem;
- Mesmo que opte por sacolas de pano ou papelão ou ainda plásticos biodegradáveis, continue respeitando o ambiente, nada de sair jogando elas nas ruas ou lixo comum. Qualquer sacola que use, por mais descartável que seja, quase sempre tem como ser reutilizada, isso depende da consciência de cada um.
    
Imagem retirada de ecolizi.blogspot.com                                

sábado, 28 de janeiro de 2012

Globalização Encurta a Distância entre as Pessoas

         
        É muito comum ouvirmos que a globalização está cada vez mais encurtando a distância existente entre as pessoas, fato decorrente do avanço tecnológico presente nas últimas décadas que conta com a evolução dos meios de transporte e também de comunicação. Atualmente, com o advento de transportes mais rápidos como aviões, trem-bala, jatos supersônicos, é comum pessoas se transportarem de um lugar muito distante a outro sem perdas tão significativas de tempo. Além do mais, os meios de comunicação, como a televisão, a internet, as rádios e também os telefones celulares, permitem que pessoas se comuniquem mesmo estando em cidades diferentes, estados ou países distantes. Tendo em vista a tecnologia dos satélites, hoje em dia já é possível assistir um evento no Brasil em tempo real que se passa no  Japão ou na China. É também crescente o número de pessoas que fazem viagens internacionais e que participam de redes sociais em todo o mundo. Diante disso, não soaria estranho dizermos que a globalização e o avanço tecnológico encurta as distâncias.
        Embora costumamos ver o mundo dessa forma, mal podemos perceber o quanto as pessoas reduzem o contato real uma das outras. Quando alguém se senta a frente da TV ou do computador acessando a internet e toma bastante tempo nessas tarefas, ela pode ver qualquer coisa presente no mundo inteiro ou mesmo entrar em contato com qualquer pessoa, no entanto não existe nenhum contato físico entre elas, a pessoa não vê um mundo real, tudo que ela vê e mesmo como ela conversa é sempre virtual. Na verdade ela passa a maior parte do tempo sozinha, sem participar efetivamente de uma realidade. Com os meios de transporte em franca evolução se torna comum pessoas se transportarem de um lugar ao outro, no entanto pouco elas percebem e identificam o próprio lugar de convívio. Além do mais, isso facilita misturas de uma cultura na outra até que se tenha uma única, adotada como padrão, na qual tradições e culturas próprias de uma nação ou lugar perca a sua identidade, fato que desmonta a historicidade de um povo juntamente com os hábitos e costumes. Outro detalhe, é que nem todo mundo têm acesso a todo esse avanço tecnológico, o que causa maior distância entre povos, e implica em diversos problemas de ordem social, como a exclusão tecnológica, o aumento da violência, fator que acarreta no aumenta da segurança e assim contribuindo também para o isolamento de pessoas e classes sociais.
        Fala-se que no futuro a tendência é que as pessoas trabalhem dentro de suas próprias casas ganhando seus salários. Se isso  realmente ocorrer veremos que o ambiente em que pessoas costumam se unir para trabalhar visando um objetivo acabara e o isolamento entre as pessoas tendera a aumentar. Com o avanço da globalização é comum aumentar a virtualização, fato já decorrente da aparição dos cursos a distância, dos hologramas, das conversas em redes sociais, dos celulares, das trocas de e-mail, das instruções de radares e de cirurgias médicas a longas distância. Tudo contribui para que as pessoas não necessitem mais de proximidade, o que contribui por melhorar o isolamento físico entre as pessoas. Antigamente era comum pessoas se reunirem nas beiras das estradas e contarem fatos do dia a dia, ou mesmo sentarem na varanda para conversar, ou se juntarem para assistir a uma exibição, seja teatral, literária ou qualquer outro evento social. Hoje em dia, nas grandes cidades e centros urbanos fazer isso é algo raríssimo, e que no fundo não se vê importância, ora existe todos os meios de comunicação que fazem isso, sem que pessoas se reúnam para dialogar as notícias entre si. Portanto fica a dúvida, será que a globalização encurta mesmo a distância entre as pessoas?                

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Blogger Reciclar Idéias

             É comum as pessoas já terem opiniões formadas sobre determinados assuntos, muitas cujas opiniões são influenciadas pelo que a ciência aponta e se dedica a explicar, outras pelo que os meios de comunicação como as rádios, emissoras de TV e mesmo a internet transmitem, ou mesmo as pessoas deixam se levar pelo bom senso ou cultura popular. No entanto, é normal as pessoas verem as coisas por um único ponto de vista, já determinando desse modo uma verdade definida. O que muito acontece e que muitos não prestam atenção, é que existem lados por quais não conseguimos enxergar uma realidade, ou simplesmente a desprezamos devido ao comodismo de nossa forma de pensar, o que inibe a reflexão no ser humano e por muitas vezes o impedem de aprofundar certos temas. Como é bem mais comodo assumir certas realidades e continuar no mesmo caminho que ela aponta, até mesmo devido ao fato das pessoas hoje em dia viverem uma vida pronta, ou seja estereotipada, já padronizada e também bem corrida, é comum ao ser humano atual não tirar momentos para silenciar e refletir e mesmo enxergar como seria as coisas no lado oposto ao que assumimos.
            Com o propósito de reciclar certos conceitos e levar as pessoas a refletirem um pouco sobre determinados assuntos em que acomodamos a assumir uma opinião já formada é que foi criado esse blogger chamado reciclar idéias. Diversas opiniões e curiosidades bem fundamentadas serão apresentadas ao longo dele, e em cada publicação os usuários deste blogger podem mandar seus comentários, críticas e sugestões. Nele também será colocados artigos cômicos, curiosos e também de certa forma polêmico. Espero que todos os usuários se divirtam, participem, até mesmo com novas idéias e comentários e sintam-se contentes com os conteúdos abordados. Aproveitem.

Teoria da Boa Vida

            Para aqueles que querem tem uma vida boa, saudável e bem aproveitada, vale apena conferir algumas dicas:
- Durma oito horas por dia;
- Durma de lado com a cabeça apoiada em um travesseiro e outro entre os joelhos;
- Procure acordar as 8h ou pouco antes para aproveitar a manhã;
- Escove os dentes no mínimo três vezes ao dia;
- Passe fio dental sempre quando for escovar os dentes;
- Ingira no mínimo quatro frutas por dia;
- Não esqueça do café da manhã, pois trata-se de uma refeição muito importante para conseguirmos nossas primeiras fontes de energia para aproveitar bem o dia;
- Cumprimente todo mundo, por mais que passe próximo a pessoas que não conheça;
- Sorria sempre que puder;
- Nunca se esqueça do arroz e do feijão;
- Ingira saladas, leites e seus derivados, além dos cereais;
- Procure o médico ao menos uma vez ao ano;
- Vá ao dentista todo ano, assim garantira sempre dentes saudáveis e sorrisos bonitos;
- Faça de quatro a cinco refeições por dia;
- Ingira no mínimo 2 litros de água por dia;
- Nunca coma além do que teu corpo precisa;
- Não exagere no doce;
- Cuide para não exagerar no sal;
- Pratique exercícios físicos diariamente, nem que seja para caminhar até a esquina de sua casa várias vezes;
- Use protetor solar não apenas quando estiver no litoral, mas sempre que sair de casa, principalmente em dias ensolarados;
- Use óculos de sol sempre que necessitar;
- Respeite a todos;
- Vista-se de forma simples;
- Não fume;
-Não beba;
-Não exagere no refrigerante;
- Brinque, divirta-se, aproveite a família;
- Cuide para que o computador ou a televisão não tomem a maior parte do seu dia;
- Leia, cultive hábitos literários, além de ser animados ainda te ajudara em diversas etapas de sua vida, como prestar concursos públicos, escrever bem, relacionamento pessoal, vestibular e até a vagas de emprego;
- Estude, não precisa exagerar, mas cultive esse hábito ao menos uma meia hora por dia;
- No seu trabalho seja alegre, não precisa exagerar, oito horas já é o suficiente.
         Se alguém tiver mais dicas, envie-as, receberei de bom grado.