Já imaginou o que seria um ambiente: uma sala, uma casa, a biosfera, o meio ambiente. O ambiente é algo que depende de quem o concebe, enquanto para uns o ambiente pode corresponder um espaço bem pequeno, para outros ele pode ser o universo. A verdade é que basicamente o ambiente corresponde ao espaço que vivemos, a partir daí concebemos o nosso meio em que vivemos, daí tiramos a concepção de meio ambiente.
É como ouvirmos conselhos para preservar o meio ambiente, pois é ele o meio em que vivemos, mas para melhor entender isso, melhor seria conceber o meio ambiente como algo mais reduzido que o grande ecossistema ou a biosfera que nos circunda, melhor seria conceber de início a figura de uma casa, ou ainda um quarto em que nos acomodamos. Se repararmos, dificilmente alguém se sentiria bem ao dormir em um quarto de qualquer maneira, em desordem ou arrumado ao modo que contraria a vontade da pessoa que nele se acomoda. O mesmo poderíamos dizer de uma casa. É lógico que dependendo da maneira que um ambiente é organizado implicações podem vir junto com isso, como uma casa em condições precárias de higiene pode vitimar seus moradores por tuberculose, ou em um acidente, até mesmo por tétano, do mesmo modo uma casa super organizada e muito livre de sujeiras e impurezas pode acarretar a fraqueza na produção de anticorpos pelos seus moradores. De qualquer modo, tratamos esses pequenos ambientes conforme nossos gostos e de modo a nos sentirmos bem nesses espaços.
É também comum pessoas se preocupar também só com aqueles ambientes em que estão mais frequentemente presentes, uma vez que seriam incapazes de jogar lixo no chão da própria casa e no entanto não haver preocupação alguma em despejar qualquer objeto em outros espaços abertos ao público, como vias, calçadas, terrenos baldios, quintais, parques ou praças, dentre outros. Incapazes seriam de manchar o próprio copo em que usariam para beber água, mas pouco seria a preocupação com mananciais, rios, lagos e lagoas. Achariam uma loucura acender uma fogueira dentro da própria casa, infestando-a de fumaça, misturando-a assim ao ar que respiram, no entanto pensariam uma grande bobeira a preocupação com uma simples fumaça nessa atmosfera tão imensa que envolve a terra. Não jogariam o esgoto em um espaço próprio da casa, mas se limitam a saber aonde ele realmente vai. Elas concebem a preocupação com a ambiente em que costumam viver, e esquecem que isso também é de certo modo um meio ambiente.
Se conseguimos enxergar a natureza sobre a Terra como um meio ambiente, por que não enxergamos todos os ambientes em que vivemos como um meio ambiente? E se procuramos tratar bem esses ambientes que mais frequentemente vivemos, como nossa própria casa, por que não tratar bem também esse grande ambiente chamado biosfera? Por que não se preocupar com o ecossistema, com a natureza e com aquilo que está a nossa volta, nos circunda?
Nenhum comentário:
Postar um comentário