Muito se fala em crescimento populacional e que ela mais decorre nas grandes metrópoles, índice esse aumenta a taxa de urbanização, ou seja, o crescimento da população em torno dos centros urbanos aumentam, aumentando por consequência, a população urbana. O fato mais interessante é que as causas das pessoas saírem do campo e virem para a cidade é em busca de melhores condições de vida, melhores empregos, melhores salários, mais oportunidades, também pela maquinização do campo que implica em aumentar a taxa de desemprego no campo, uma vez que a máquina substituí boa parte da mão-de-obra humana.
O problema é que muitas vezes as cidades não se sentem preparadas para abrigar de forma digna toda a quantia de pessoas que vem do campo acarretando em um crescimento desordenado da população implicando em problemas de ordem social como desempregos, moradias inadequadas, falta de infra-estrutura, povos sujeitos a condições inadequadas de saúde, higiene, moradia, alimentação e saneamento básico. Com o aumento desemprego e com a falta do que comer muitos se obrigam a roubar aumentando assim a violência e a criminalidade, fator que exigem investimento dos moradores em sistemas de segurança e levando-os a serem prisioneiros dentro de seus próprios domicílios. Outro fator bem observado nas grandes cidades é que a poluição do ar devido a queima de combustíveis dos automóveis e das fumaças geradas pelas grandes industrias é bem intensa, muito maior que nas pequenas cidades. A condição dos rios, lagos, lagoas e riachos também é muito mais pura nas pequenas cidades se comparada as grandes cidades. O próprio cuidado com os ambientes públicos se torna mais facilitado em cidades menores devido ao menor contingente populacional, o que evita tanta poluição visual (outdoors, placas, painéis, construções verticais...), poluição sonora (barulhos de motores de automóveis, da máquinas de produção fabril, de manifestações públicas...), o grande estresse da vida corrida das grandes cidades, com o excesso de atividades e a falta de preocupação com a saúde, com a prática de exercícios físicos e o descanso necessário para relaxar.
As cidades crescem e continuam crescendo, mas para relaxar e cultivar uma vida com melhor qualidade, acalmando-se da correria do dia-a-dia, ainda existe o campo e as pequenas cidades, o interior, o campo.