É comum para uma pessoa dizer amar alguém se referir a ela com uma intenção mais voltado ao erótico, a menos que essa pessoa seja uma pessoa da família: filho, pai ou mãe. Isso é decorrente de uma cultura que que prega o amor como algo relacionado a um sentimento de paixão, um sentimento que simplesmente tem o poder de unir duas pessoas de gêneros distintos para satisfazer um desejo vinculado ao sexo. Mas será que realmente devemos reduzir o amar ao prazer erótico.
Lógico que o amor possui uma dimensão muito maior do que o simples fator que as pessoas o atribuem ao sexo. Até mesmo não se pode confundir o amor com a paixão, pois a paixão trata-se de um sentimento passageiro, na qual as pessoas sentem totalmente comovidas por uma situação momentânea, da qual parecem "cegas" diante de um esclarecimento do que realmente vivem e do motivo por que sentem aquele desejo. O amor é algo bem maior, aquilo que torna a pessoa capaz de ver aquilo que está além do que seus próprios sentidos podem o denunciar, é um sentimento capaz de fazer com que as pessoas vivam uma realidade e se comovam por ela, por mais que a situação pareça estar longe de seu controle, isso é o que move um ser a procurar uma solução por um problema em que muitos dão por perdido. Quando um homem ou uma mulher diz amar outra pessoa de mesmo gênero que ela se torna comum uma leitura preconceituosa, pois a leitura do amor é sempre voltada ao erótico, talvez seja por isso que esse hábito não ocorre na sociedade. lógico que não precisa-se dizer ao outro o quanto o ama desde que se pratique atos que correspondam a esse amor, são coisas simples, mas que por falta delas muitos problemas são decorrentes.
O amor é ao contrario que muitos pensam, não simplesmente um sentimento que nasce ou une um casal durante todo tempo em que estiverem juntos, ele é uma força capaz de manter uma sociedade em harmonia, pois sempre que se ama se respeita e quando se respeita evita-se cometer erros e isso implica em valorizar a dignidade de cada pessoa com o seu valor na sociedade. Algumas ações que demonstram o amor de uma pessoa:
- Visitar uma pessoa enferma em um hospital, por mais que não seja parente;
- Contribuir com uma instituição de ajuda comunitária ou ONG que preste serviços a pessoas carentes;
- Doar cestas básicas a uma família carente;
- Tratar as pessoas sempre com entusiasmo e respeito;
- Fazer favores, ajudar alguém em alguma necessidade por menor que seja é sempre bom;
- Cumprimentar as pessoas, sem medo de abraçar ou apertar a mão só pensando na malícia dos outros;
- Socorrer uma pessoa necessitada quando ela precisar sem a objeção de pedir algo em troca.