Ficar milionário para ser feliz, comprar o quiser, ganhar bem, mansões, carros de luxo, bens. Com isso qualquer um poderia se sentir feliz, ou pelo menos é o que muitos acham que conduz a felicidade. Se pensar assim, poderia-se dizer que a felicidade tem um preço, e o preço corresponderia a satisfação da pessoa em conseguir seus bens, seus desejos. Mas afinal, qual seria o preço da felicidade?
Que a felicidade depende de cada um parece bem óbvio, senão para todos, para quase todas as pessoas. Se pensar, também é complicado atrelar a felicidade a liberdade, uma vez que não se tem convicção imediata do que realmente é a liberdade e além do mais, se ela não for contida, poderá até mesmo implicar na falta da felicidade. A liberdade pode estar preso ao sentimento de um valor, pois quando se vê a felicidade em uma viagem é necessário dispor de uma certa quantia em dinheiro para pagar as despesas com a viagem e assim a pessoa sentir-se livre para viajar, o mesmo decorre quando se deseja adquirir um bem que satisfaça a pessoa, se ela dispor do valor necessário para pagar o preço do bem ela terá a liberdade de tê-lo. Mas isso tudo implica em valores e esses valores correspondem ao quanto as pessoas se sentem estimuladas a alcançar a felicidade por isso, então para algumas a felicidade estará em valores mais altos, conforme a ganancia da pessoa, ou valores bem mais baixos, conforme a modéstia da pessoa.
O caso é que a felicidade trata-se de um sentimento, ou seja, um ato que reflete o sentir do ser, então a felicidade dependerá do momento pela qual a pessoa passa, sendo momentânea e sendo definitiva se o ser permanecer constantemente nesse ato de se sentir. E, enquanto sentimento ela não possui um valor, mas o estímulo para ela se manifestar pode estar atrelado a um desejo e por ora esse desejo pode se sustentar a coisas relacionadas a valores, como mercadorias, bens, viagens, empregos, dinheiro, entre outros. Por ora a felicidade não precisa de um valor, mas cada estima em si o valor que ela pode assumir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário