sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Tradições do passado é passado

     
       Imagine se os hábitos e costumes de anos, décadas ou séculos anteriores fossem vividos hoje em dia. Talvez alguns hábitos ainda as pessoas conseguissem viver, mas a grande parte ficaria muito difícil de ser vivida pelo fato do mundo evoluir, passa-se o tempo e com ele também a forma com que vive. Séculos atrás a humanidade não tinha domínio da energia elétrica e os meios de transportes eram pouco evoluídos. No início do século passado as pessoas andavam muito a pé, ou de bicicleta, ou a carroça, pois ter carro na época era artigo de luxo, era para poucos; os banhos eram em água fria, ou a água era antes aquecida em fogão a lenha para ser usado no banho; fogão  lenha tinha bastante e a lenha era toda preparada nas ferramentas manuais: machado, serra, facão, serrote, pois ainda era cedo para o uso de ferramentas elétricas. Por volta do meio do século passado, as pessoas tinham a diversão das rádios, a televisão nessa época ainda não era popular. O jogos das crianças, mesmo ainda nas décadas de 70 e 80 eram bem manuais, não era tão popular os jogos eletrônicos, por isso se brincavam nas ruas, corriam bastante, pulavam, reuniam-se todas, dos brinquedos era pião, era bolica, pipa, amarelinha, pular corda, pular elástico, alerta. Como não era tão popular a televisão, para saber as noticias do dia só mesmo se reunindo em grupo para conversar. Imagine como seria reviver o passado hoje em dia.
        Talvez tudo isso pareça ser inconveniente atualmente, muitas dessas atividades já foram modernizadas, facilitadas. Também as cidades mudaram, em praticamente todos os lugares do mundo aumentou a população, vê-se casas substituídas por apartamentos, as construções estão se tornando verticais, a população urbana é a que mais aumenta, espaços de lazer se reduzem, com o advento dos meios de transporte aumenta-se o sedentarismo. Crianças, a partir de certa idade,  já não brincam mais com as brincadeiras de antes, já existem os vídeo-games, jogos eletrônicos se vê em vários aparelhos. Quando olha-se o passado vê-se toda a história, se recorda ela, por isso ela fica registrada em fotos, em museus, em utensílios em desuso. Muitos hábitos e costumes desaparecem por serem substituídos pelo que é mais evoluído, moderno ou porque não se vê motivos para manter ritos, tradições e rituais que foram ultrapassados pelo tempo, se tornam obsoletos e sem nenhuma vantagem.
          Embora o tempo evolua, as vezes se torna útil voltar ao passado, não enterrar definitivamente tradições passadas, relembrar é interessante e pode atenuar os problemas da atualidade. Se puder, deixe a cidade, vá ao campo, corra em um parque, visite um museu, ouça canções das décadas passadas, deixe o carro na garage e caminhe, ande de bicicleta, converse sobre as notícias do dia com os vizinhos, deixe a televisão e a internet de lado, reaviva uma tradição de família, seja dança, culinária ou qualquer arte. Afinal, quando tudo caminha para evolução, facilidades e comodidades, mal nenhum faz ao regredir no tempo, nem que seja por algumas horas.       

3 comentários: